Os campos de lavanda durante o período de floração é uma verdadeira explosão de cores e aromas, uma das experiências mais emocionantes que todos têm que viver na vida pelo menos um vez.
Quem conseguir ir até a Provence, no suldeste da França, e quiser ver os campos de lavanda terá que programar sua viagem entre 15 de junho até 15 de agosto. Vale conhecer a rota da lavanda que passa por várias cidades mega charmosas que pode ser possível ver de perto o desabrochar das lavandas. Em cada localidade a coleta dessa cultura acontece num período. A colheita está ligada a uma das mais antigas tradições de Provence, e estão relacionados inúmeros festivais, eventos a imperdíveis.
Lavanda vem do latim lavare e os romanos já utilisavam-na para perfumar seus banhos e roupas. Suas diversas propriedades medicinais são conhecidas desde a antiguidade. Ela era utilizada como componente de antídoto para picadas de animais venenosos. Mas o cultivo da lavanda se desenvolveu principalmente à partir do século XIX e está relacionado com o desenvolvimento da indústria do perfume na cidade de Grasse, na Côte d’Azur, conhecida como capital mundial do perfume.
Na Provence a Lavanda é conhecida como “Ouro Azul”, por ser considerada a alma que pulsa perfumando e embelezando toda a região. E de tão admirada a Lavanda ganhou um museu inteiro só para ela. O “Musée de La Lavande” fica em Coustellet, Provence. O museu foi aberto em 1991 graças à família de produtores da tradicional Lavanda de região que produz 10% de toda a Lavanda real do lugar. O Museu permanece aberto durante o ano todo, e lá podemos apreciar e conhecer a história da Lavanda, sobre suas curiosidades e sobre o processo da retirada da essência.

Musée de La Lavande
Quer conhecer campos de Lavanda brasileiros, leia nosso post Lavanda made in Brazil.